OS SACRIFÍCIOS PARA DEUS

 

Na Bíblia vemos que Deus ordenou que nós ofereçamos sacrifícios e oferendas para Ele.

 

Está escrito na Bíblia, em Gênesis 4:3-4:

 

GN 4.3 E ACONTECEU AO FIM DE DIAS QUE CAIM TROUXE DO FRUTO DA TERRA UMA OFERENDA PARA JAVÉ.

 

GN 4.4 E ABEL TROUXE TAMBÉM ELE DOS PRIMOGÊNITOS DAS SUAS OVELHAS, E DA SUA GORDURA; E ATENTOU JAVÉ PARA ABEL E PARA A SUA OFERENDA.

 

Portanto, vemos que desde o início da humanidade, na primeira geração após a criação do homem, Caim e Abel, filhos de Adão e de Eva, trouxeram oferendas e sacrifícios para Deus.

 

Se eles fizeram isso, é porque Deus havia ordenado que os homens lhe trouxessem sacrifícios e oferendas.

 

Em Gênesis 8:20-21, está escrito:

 

GN 8.20 E EDIFICOU NOÉ UM ALTAR PARA JAVÉ; E TOMOU DE TODO O ANIMAL LIMPO E DE TODA A AVE LIMPA, E OFERECEU HOLOCAUSTOS NO ALTAR.

 

GN 8.21 E JAVÉ SENTIU O CHEIRO SUAVE, E JAVÉ DISSE NO SEU CORAÇÃO: NÃO TORNAREI MAIS A AMALDIÇOAR A TERRA POR CAUSA DO HOMEM; PORQUE A IMAGINAÇÃO DO CORAÇÃO DO HOMEM É MÁ DESDE A SUA MENINICE, NEM TORNAREI MAIS A FERIR TODO O VIVENTE, COMO FIZ.

 

Portanto, vemos que Noé, após sair da arca, após o dilúvio, edificou um altar para Javé, e ofereceu a Ele holocaustos de todos os animais limpos e de todas as aves limpas, e vemos também que Deus sentiu o cheiro suave dos holocaustos.

 

Vemos também que Deus já havia revelado a Sua Lei a Noé, pois Noé já sabia quais eram os animais limpos e quais eram os animais imundos.

 

A Bíblia diz que todos os seres humanos são descendentes de Noé, pois ele, sua mulher, seus filhos e as mulheres dos seus filhos, foram os únicos seres humanos que sobreviveram ao dilúvio, e Noé era um servo do verdadeiro Deus, o Criador de todas as coisas.

 

Portanto, todas as nações da terra herdaram, por tradição oral, a religião de Noé, que é o culto ao verdadeiro Deus, o Criador, e a obediência às Suas leis.

 

Por isso é que em todas as religiões do mundo existe o costume de construir altares e oferecer sacrifícios e oferendas à divindade.

 

No entanto, com o passar dos anos, como a tradição oral é muito falha, foram surgindo deturpações, o que deu origem às diferentes religiões.

 

Estas deturpações surgiram porque o conhecimento da religião e dos mandamentos de Deus era transmitido oralmente, de memória, e sempre que alguém transmite uma mensagem a outra pessoa oralmente, de memória, ela involuntariamente altera alguma coisa dessa mensagem.

 

Isto é bem demonstrado através de uma brincadeira, em que uma pessoa transmite a outra pessoa uma mensagem, falando bem baixo junto ao seu ouvido, para que as demais pessoas não ouçam, e depois aquela pessoa que recebeu a mensagem a transmite da mesma forma a outra pessoa, e assim por diante, várias vezes, e então sempre se verifica que no final a mensagem chega à última pessoa totalmente deturpada.

 

A principal deturpação que ocorreu, foi o fato de as pessoas terem começado a cultuar outros deuses, ao invés de cultuarem somente o verdadeiro Deus, o Criador de todas as coisas, pois isto é um pecado gravíssimo.

 

Mas persistiu o costume de se construir altares e oferecer sacrifícios e oferendas à divindade.

 

Estas deturpações ocorreram porque as pessoas deixaram de obedecer aos mandamentos de Deus, e por isso perderam o contacto com Ele, pois a Bíblia mostra que Deus falava com os homens que mantinham contacto com Ele, orando a Ele todos os dias, e obedecendo aos Seus mandamentos, e que Deus transmitia para eles os Seus mandamentos, de modo que eles não dependiam da tradição oral, pois recebiam diretamente de Deus, em primeira mão, os Seus mandamentos, e obedeciam a todos os seus mandamentos.

 

Estes homens que mantinham contacto com Deus, e que obedeciam aos seus mandamentos, e com os quais Deus falava, são chamados de profetas.

 

A verdadeira religião foi praticada pelos profetas Abraão, Isaque e Jacó, que deram origem ao povo de Israel, povo este que foi formado por Deus para ser o Seu povo, e para preservar a verdadeira religião, o culto ao verdadeiro Deus, o Criador, cujo nome é Javé.

 

Em Gênesis 26:5, está escrito:

 

GN 26.5 PORQUE ABRAÃO OBEDECEU À MINHA VOZ, E GUARDOU A MINHA ORDEM, OS MEUS MANDAMENTOS, OS MEUS ESTATUTOS, E AS MINHAS LEIS.

 

Portanto, vemos que Deus havia revelado a Sua Lei a Abraão, e que Abraão obedecia a todos os mandamentos da Lei de Deus.

 

Já vimos acima que Deus já havia revelado a Sua Lei a Noé.  Portanto, vemos que Deus sempre revelava a Sua Lei aos seus profetas, isto é, aos homens com quem falava.

 

Posteriormente, Deus deu a Sua Lei por escrito através de Moisés.

 

Isto serviu para evitar as distorções que surgem quando uma mensagem é transmitida oralmente.

 

A partir do momento em que Deus deu a Sua Lei por escrito, nós temos como conhecer a verdadeira religião, lendo a Bíblia, pois na Bíblia estão escritos todos os mandamentos de Deus, e todas as coisas que Deus fez, e as coisas que Deus disse que irá fazer. A verdadeira Bíblia é a Bíblia Hebraica, ou Tanakh, também conhecida como Antigo Testamento. O Novo Testamento não faz parte da verdadeira Bíblia.

 

Ao que parece, Deus esperou o momento em que a humanidade desenvolveu um bom sistema de escrita, para então dar a Sua Lei por escrito, pois o tempo em que Moisés viveu, foi exatamente a época em que surgiu o alfabeto.  Antes, existiam a escrita hieroglífica, no Egito, e a escrita cuneiforme, na Mesopotâmia, mas estes sistemas de escrita não eram tão perfeitos quanto o sistema alfabético.

 

Na Lei de Deus, em Levítico, capítulos 1 a 7, Deus estabeleceu as regras acerca dos sacrifícios e oferendas para Ele.

 

Existem vários tipos de ofertas: o holocausto, a oferenda, o sacrifício pacífico, a oferta pelo pecado, e a oferta pela culpa.

 

Em Deuteronômio, capítulo 12, Deus ordenou que todas as ofertas, sacrifícios e oferendas para Ele deveriam ser oferecidas no lugar que Ele escolheu para ali colocar o Seu nome.

 

E em 1 Reis 9:3, está escrito que Deus escolheu o Templo edificado por Salomão, no Monte Moriá, em Jerusalém, para ser o lugar em que Ele colocou o Seu nome.

 

Portanto, todos os sacrifícios e oferendas e ofertas para Deus devem ser oferecidos somente no Templo de Deus, no Monte Moriá, em Jerusalém.

 

Como o Templo de Deus foi destruído pelos romanos, no ano 70, e ainda não foi reconstruído, então no momento nós não podemos oferecer ofertas, sacrifícios e oferendas para Deus.

 

Somente quando o Templo de Deus for reconstruído, no Monte Moriá, em Jerusalém, é que nós poderemos voltar a oferecer ofertas, sacrifícios e oferendas para Deus.

 

Devemos orar sempre a Deus, pedindo que Ele faça com que o Seu Santuário, em Jerusalém, logo seja reconstruído, e devemos procurar fazer algo para ajudar a fazer com que o Templo de Deus seja logo reconstruído.

 

Existem, em Israel, dois movimentos para a reconstrução do Templo de Deus, no Monte Moriá, em Jerusalém.

 

Você pode e deve contribuir para estes movimentos.

 

Os sites destes movimentos na internet são:

 

www.templeinstitute.org 

 

www.templemountfaithful.org

 

Que Javé (Yahveh) vos abençoe.

 

João Paulo Fernandes Pontes.

 

Publicado em 12 de fevereiro de 2002.

 

Atualizado em 6 de março de 2014.

 

HOME

 

EM PORTUGUÊS                IN ENGLISH                בעיברית

 

Site Meter