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O QUE É A TORÁ ORAL?
Os
rabinos dizem que existe a Torá Escrita e a
Torá Oral.
A
Torá escrita é a que está escrita no Sêfer Torá, o Livro da
Lei, que corresponde aos cinco primeiros livros do Tanach.
A
Torá oral, segundo dizem os rabinos, é o seguinte:
Eles
dizem que quando Deus deu a Lei para
Moisés, este não escreveu toda a Lei, e que uma parte da Lei ele transmitiu
oralmente a Josué, e que Josué a transmitiu oralmente aos líderes do povo de
Israel, e assim por diante, de geração em geração.
Eles
dizem que a Torá Oral são os mandamentos e ensinamentos que Deus deu a Moisés, e que Moisés não
escreveu, mas transmitiu oralmente, e vêm sendo transmitidos oralmente de
geração em geração.
No
entanto, em Deuteronômio 31:24-26, está escrito:
DT 31.24 E ACONTECEU QUE, QUANDO
MOISÉS TERMINOU DE ESCREVER AS PALAVRAS DESTA LEI NUM LIVRO, ATÉ O FIM DELAS,
DT 31.25 MOISÉS ORDENOU AOS LEVITAS
QUE LEVAVAM A ARCA DO PACTO DE JAVÉ,
DIZENDO:
DT 31.26 TOMAI
ESTE LIVRO DA LEI, E PONDE-O AO LADO DA ARCA DO PACTO DE JAVÉ VOSSO DEUS, PARA QUE ALI ESTEJA POR
TESTEMUNHA CONTRA TI.
Portanto,
vemos que Moisés terminou de escrever toda a Lei de Deus.
Assim
sendo, não existe a assim chamada Torá Oral.
Em
Deuteronômio 4:2 está escrito:
DT 4.2 NÃO ACRESCENTAREIS À PALAVRA QUE VOS MANDO, NEM
DIMINUIREIS DELA, PARA QUE GUARDEIS OS MANDAMENTOS DE JAVÉ VOSSO DEUS, QUE EU VOS MANDO.
Portanto,
vemos que Deus ordenou expressamente que
não acrescentemos nada à Lei que Ele deu por escrito através de Moisés.
Assim
sendo, não podemos dizer que existem outros mandamentos de Deus além dos que estão escritos no Sêfer Torá.
E
em Provérbios 30:5-6 está escrito:
PV 30.5 TODA PALAVRA DE DEUS É PURIFICADA; ELE É ESCUDO PARA OS QUE
SE REFUGIAM NELE.
PV 30.6 NÃO ACRESCENTES NADA ÀS PALAVRAS DELE,
PARA QUE ELE NÃO TE REPROVE, E SEJAS DESMENTIDO.
Portanto,
não devemos acrescentar nada à Lei de Deus.
Os
judeus caraítas
não acreditam na existência da Torá Oral. Os judeus caraítas estão certos.
Algumas pessoas dizem que o versículo Deuteronômio 12:21 comprova a existência
da Torá Oral, porque ali está
escrito que Deus disse para nós abatermos os animais como Ele nos
ordenou, e eles dizem que na Torá Escrita não consta uma ordem de Deus sobre
como abater um animal.
No
entanto, não é verdade que não consta na Torá Escrita uma ordem de Deus sobre
como abater um animal, pois está escrito em Deuteronômio 12:16
que Deus ordenou que quando nós abatermos um animal nós derramemos o sangue
dele na terra como água, e ordenou
também que nós não comamos o sangue, o que significa que, ao abatermos um
animal, devemos deixar escorrer todo o sangue dele, e isto é uma ordem sobre
como abater um animal.
Portanto,
quando Deus, em Deuteronômio 12:21, diz para nós
abatermos o animal como Ele nos ordenou, Ele está dizendo para nós abatermos o
animal de maneira que todo o seu sangue escorra e seja derramado na terra como
água.
Estas
instruções que Deus deu na Torá escrita sobre como abater um animal são
suficientes, e cabe a nós encontrarmos uma maneira de abater o animal de modo
que todo o seu sangue escorra e seja derramado na terra como água, e qualquer
método de abate que faça com que todo o sangue do animal escorra e seja
derramado na terra é um método de abate que está de acordo com o que Deus
ordenou.
Algumas
pessoas dizem que os versículos Deuteronômio 17:8-13 e Êxodo 18:13-26
provam a existência da Torá Oral.
No
entanto, isto não é verdade.
Os
versículos Deuteronômio 17:8-13 tratam de julgamento e decisões judiciais, e
não de elaboração de leis.
Os versículos
Deuteronômio 17:8-13 dizem que devemos agir de acordo com a decisão judicial
proferida pelo sacerdote ou pelo juiz.
No
entanto, os referidos versículos não dão ao sacerdote ou ao juiz autoridade
para fazer leis ou para modificar as leis estabelecidas por Deus na Sua Torá.
Os
versículos Êxodo 18:13-26 também tratam de atividade
judicial, e não de elaboração de leis.
Os
versículos Êxodo 18:15 e 18:19-20 mostram que as leis
foram estabelecidas por Deus, e que Moisés ensinou aos juízes as leis estabelecidas
por Deus.
E o
versículo Deuteronômio 31:24 mostra que Moisés
escreveu toda a Torá, de modo que não existe Torá Oral.
E o
versículo Deuteronômio 4:2 mostra que Deus ordenou que não acrescentemos
nem tiremos nada da Torá.
Portanto,
os rabinos não podem proibir o que Deus não proibiu, e não podem alterar as
leis estabelecidas por Deus na Sua Torá.
Que Javé (Yahveh) vos
abençoe.
João Paulo Fernandes Pontes (nome hebraico: Yochanan
Ben Yosef).
Publicado em 24 de abril de 2008.
Atualizado em 19 de junho de 2015.
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