AS FESTAS DE DEUS

 

Está escrito na Bíblia, em Levítico, capítulo 23, que Deus ordenou que nós façamos algumas festas para Ele.

 

Ele disse que estas festas são santas convocações.  Portanto, todos nós devemos comparecer a estas festas.

 

Estas festas são:

 

1) O Sábado (shabat).

 

Em Levítico 23:1-3 está escrito:

 

LV 23.1 E JAVÉ FALOU A MOISÉS, DIZENDO:

 

LV 23.2 FALA AOS FILHOS DE ISRAEL, E DIZE-LHES: AS REUNIÕES DE JAVÉ, QUE CONVOCAREIS, SANTAS CONVOCAÇÕES, SÃO ESTAS. ELAS SÃO AS MINHAS REUNIÕES.

 

LV 23.3 SEIS DIAS FARÁS TRABALHO, MAS NO SÉTIMO DIA, SERÁ SÁBADO DE DESCANSO, SANTA CONVOCAÇÃO. NENHUM TRABALHO FAREIS; É SÁBADO DE JAVÉ EM TODAS AS VOSSAS HABITAÇÕES.

 

Portanto, vemos que o sábado é uma festa semanal, que acontece no sétimo dia de cada semana, na qual se comemora a criação do mundo, pois nos faz lembrar que Deus criou o mundo em seis dias e descansou no sétimo dia. 

 

Deus disse que o sábado é uma santa convocação, e disse para não fazermos nenhum trabalho no sábado.

 

Portanto todos nós devemos ir à sinagoga no sábado, e não devemos trabalhar no sábado.

 

O sábado começa no pôr do sol de sexta-feira, e termina no pôr do sol de sábado, pois no horário bíblico os dias começam quando o sol se põe (Gênesis 1:1-5).

 

2) A Páscoa (Pêssach) e a Festa dos Pães Asmos (Chag Matsot)

 

Em Êxodo 12:1-27, está escrito:

 

ÊX 12.1 E FALOU JAVÉ A MOISÉS E A ARÃO NA TERRA DO EGITO, DIZENDO:

 

ÊX 12.2 ESTE MÊS SERÁ PARA VÓS O PRINCÍPIO DOS MESES; ELE SERÁ PARA VÓS O PRIMEIRO DOS MESES DO ANO.

 

ÊX 12.3 FALAI A TODA A CONGREGAÇÃO DE ISRAEL, DIZENDO: NO DIA DEZ DESTE MÊS TOMARÃO PARA SI CADA UM UM CORDEIRO, POR CASA PATERNA, UM CORDEIRO POR FAMÍLIA.

 

ÊX 12.4 E SE A FAMÍLIA FOR PEQUENA PARA UM CORDEIRO, ENTÃO TOME UM SÓ COM SEU VIZINHO PERTO DE SUA CASA, CONFORME O NÚMERO DAS ALMAS; CADA UM CONFORME AO SEU COMER, FAREIS A CONTA CONFORME AO CORDEIRO.

 

ÊX 12.5 O CORDEIRO, OU CABRITO, SERÁ SEM MÁCULA, UM MACHO DE UM ANO, O QUAL TOMAREIS DAS OVELHAS OU DAS CABRAS.

 

ÊX 12.6 E O GUARDAREIS ATÉ AO DÉCIMO QUARTO DIA DESTE MÊS, E TODO O AJUNTAMENTO DA CONGREGAÇÃO DE ISRAEL O IMOLARÁ À TARDE.

 

ÊX 12.7 E TOMARÃO DO SANGUE, E PÔ-LO-ÃO EM AMBAS AS OMBREIRAS, E NA VERGA DA PORTA, NAS CASAS EM QUE O COMEREM.

 

ÊX 12.8 E NAQUELA NOITE COMERÃO A CARNE ASSADA NO FOGO, COM PÃES ÁZIMOS; COM ERVAS AMARGOSAS A COMERÃO.

 

ÊX 12.9 NÃO COMEREIS DELE CRU, NEM COZIDO EM ÁGUA, SENÃO ASSADO NO FOGO, A SUA CABEÇA COM OS SEUS PÉS E COM A SUA FRESSURA.

 

ÊX 12.10 E NADA DELE DEIXAREIS ATÉ AMANHÃ; MAS O QUE DELE FICAR ATÉ AMANHÃ, QUEIMAREIS NO FOGO.

 

ÊX 12.11 ASSIM POIS O COMEREIS: OS VOSSOS LOMBOS CINGIDOS, OS VOSSOS SAPATOS NOS PÉS, E O VOSSO CAJADO NA MÃO; E O COMEREIS APRESSADAMENTE; ESTA É A PÁSCOA DE JAVÉ.

 

ÊX 12.12 E EU PASSAREI PELA TERRA DO EGITO ESTA NOITE, E FERIREI TODO O PRIMOGÊNITO NA TERRA DO EGITO, DESDE OS HOMENS ATÉ AOS ANIMAIS; E EM TODOS OS DEUSES DO EGITO FAREI JUÍZOS. EU SOU JAVÉ.

 

ÊX 12.13 E AQUELE SANGUE VOS SERÁ POR SINAL NAS CASAS EM QUE ESTIVERDES; VENDO EU SANGUE, PASSAREI POR CIMA DE VÓS, E NÃO HAVERÁ ENTRE VÓS PRAGA DE MORTANDADE, QUANDO EU FERIR A TERRA DO EGITO.

 

ÊX 12.14 E ESTE DIA SERÁ PARA VÓS PARA MEMÓRIA, E O FESTEJARES COMO FESTA PARA JAVÉ; NAS VOSSAS GERAÇÕES, COMO ESTATUTO PERPÉTUO O FESTEJAREIS.

 

ÊX 12.15 SETE DIAS COMEREIS PÃES ASMOS; CERTAMENTE NO PRIMEIRO DIA FAREIS CESSAR O FERMENTO DAS VOSSAS CASAS; PORQUE QUALQUER QUE COMER MASSA FERMENTADA, AQUELA ALMA SERÁ CORTADA DE ISRAEL, DESDE O DIA PRIMEIRO ATÉ O DIA SÉTIMO.

 

ÊX 12.16 E NO DIA PRIMEIRO HAVERÁ SANTA CONVOCAÇÃO; E NO DIA SÉTIMO TEREIS SANTA CONVOCAÇÃO; NENHUM TRABALHO SE FARÁ NELES, SENÃO O QUE SE COMERÁ PARA TODA ALMA; ISSO SOMENTE SE FARÁ PARA VÓS.

 

ÊX 12.17 E GUARDAREIS OS PÃES ASMOS, PORQUE NESTE MESMO DIA TIREI OS VOSSOS EXÉRCITOS DA TERRA DO EGITO; E GUARDAREIS ESTE DIA NAS VOSSAS GERAÇÕES. É ESTATUTO PERPÉTUO.

 

ÊX 12.18 NO PRIMEIRO MÊS, NO DÉCIMO QUARTO DIA DO MÊS, À TARDE, COMEREIS PÃES ASMOS ATÉ VINTE E UM DO MÊS À TARDE.

 

ÊX 12.19 POR SETE DIAS NÃO SE ACHARÁ FERMENTO NAS VOSSAS CASAS; PORQUE QUALQUER QUE COMER MASSA FERMENTADA, AQUELA ALMA SERÁ CORTADA DA CONGREGAÇÃO DE ISRAEL, ASSIM O ESTRANGEIRO COMO O NATURAL DA TERRA.

 

ÊX 12.20 NENHUMA MASSA LEVEDADA COMEREIS; EM TODAS AS VOSSAS HABITAÇÕES COMEREIS PÃES ASMOS.

 

ÊX 12.21 E CHAMOU MOISÉS A TODOS OS ANCIÃOS DE ISRAEL, E DISSE-LHES: ESCOLHEI E TOMAI VÓS CORDEIROS PARA VOSSAS FAMÍLIAS, E SACRIFICAI A PÁSCOA.

 

ÊX 12.22 ENTÃO TOMAI UM MOLHO DE HISSOPO, E MOLHAI-O NO SANGUE QUE ESTIVER NA BACIA, E PASSAI-O NA VERGA DA PORTA, E EM AMBAS AS OMBREIRAS, DO SANGUE QUE ESTIVER NA BACIA; PORÉM NENHUM DE VÓS SAIA DA PORTA DA SUA CASA ATÉ À MANHÃ.

 

ÊX 12.23 PORQUE JAVÉ PASSARÁ PARA FERIR AOS EGÍPCIOS, PORÉM QUANDO VIR O SANGUE NA VERGA DA PORTA, E EM AMBAS AS OMBREIRAS, JAVÉ PASSARÁ AQUELA PORTA, E NÃO DEIXARÁ O DESTRUIDOR ENTRAR EM VOSSAS CASAS, PARA VOS FERIR.

 

ÊX 12.24 PORTANTO GUARDAI ISTO POR ESTATUTO PARA VÓS, E PARA VOSSOS FILHOS PARA SEMPRE.

 

ÊX 12.25 E ACONTECERÁ QUE, QUANDO ENTRARDES NA TERRA QUE JAVÉ VOS DARÁ, COMO TEM DITO, GUARDAREIS ESTE CULTO.

 

ÊX 12.26 E ACONTECERÁ QUE, QUANDO VOSSOS FILHOS VOS DISSEREM: QUE CULTO É ESTE?

 

ÊX 12.27 ENTÃO DIREIS: ESTE É O SACRIFÍCIO DA PÁSCOA A JAVÉ, QUE PASSOU AS CASAS DOS FILHOS DE ISRAEL NO EGITO, QUANDO FERIU AOS EGÍPCIOS, E LIVROU AS NOSSAS CASAS. ENTÃO O POVO INCLINOU-SE, E PROSTROU-SE.

 

E em Levítico 23:4-8, está escrito:

 

LV 23.4 ESTAS SÃO AS REUNIÕES DE JAVÉ, SANTAS CONVOCAÇÕES, QUE CONVOCAREIS NAS SUAS DATAS:

 

LV 23.5 NO PRIMEIRO MÊS, NO DÉCIMO QUARTO DIA DO MÊS, AO PÔR DO SOL, É A PÁSCOA DE JAVÉ.

 

LV 23.6 E NO DÉCIMO QUINTO DIA DESTE MÊS É A FESTA DOS PÃES ÁZIMOS DE JAVÉ. SETE DIAS COMEREIS PÃES ÁZIMOS.

 

LV 23.7 NO PRIMEIRO DIA TEREIS SANTA CONVOCAÇÃO; NENHUM TRABALHO DE SERVIÇO FAREIS.

 

LV 23.8 E OFERECEREIS OFERTA QUEIMADA A JAVÉ POR SETE DIAS; E NO SÉTIMO DIA HAVERÁ SANTA CONVOCAÇÃO; NENHUM TRABALHO DE SERVIÇO FAREIS.

 

Estas duas festas comemoram a saída dos israelitas da terra do Egito.

 

A Páscoa é o primeiro dia da Festa dos Pães asmos.

 

Deus mandou que no dia da Páscoa, cada família coma um cordeiro assado no fogo, com ervas amargas e pães asmos, e Ele disse que somente as pessoas que já fizeram a circuncisão é que podem comer o cordeiro da Páscoa.

 

O cordeiro da Páscoa é chamado Páscoa.

 

Atualmente, ninguém pode comer o cordeiro da Páscoa, ou seja, ninguém pode comer a Páscoa, porque Deus disse que os cordeiros para a Páscoa devem ser sacrificados no Santuário de Deus, em Jerusalém.  Como o Templo de Deus, em Jerusalém, foi destruído no ano 70, e ainda não foi reconstruído, então não podem ser sacrificados os cordeiros para a Páscoa, mas em breve será reconstruído o Templo de Deus, no Monte Moriá (Monte do Templo), em Jerusalém, e então voltarão a ser sacrificados os cordeiros da páscoa.

 

O dia da Páscoa, mais os seis dias seguintes, formam a Festa dos Pães Asmos (Chag Matsot), que dura ao todo sete dias.

 

Pão asmo é pão feito com massa não fermentada, ou seja, pão sem fermento.

 

Para fazer pão asmo (matsá), basta misturar farinha de trigo (ou de cevada, ou de centeio, ou de aveia, ou de painço) com água, fazendo uma massa, e esticar a massa numa forma e assar num forno. Pode-se também acrescentar na massa sal e azeite ou óleo vegetal.

 

Deus mandou que durante a Festa dos Pães Asmos (Chag haMatsot) nós não comamos nenhuma massa fermentada.

 

Isto está em Êxodo 12:19.

 

ÊX 12.19 POR SETE DIAS NÃO SE ACHARÁ FERMENTO NAS VOSSAS CASAS; PORQUE QUALQUER QUE COMER MASSA FERMENTADA, AQUELA ALMA SERÁ CORTADA DA CONGREGAÇÃO DE ISRAEL, ASSIM O ESTRANGEIRO COMO O NATURAL DA TERRA.

 

Deus mandou que durante esta festa nós comamos pães asmos durante sete dias.

 

Durante estes sete dias, só podemos comer massa sem fermento.

 

Este mandamento é obrigatório para todos os crentes, tanto os que já nasceram israelitas (naturais), quanto os que não nasceram israelitas (estrangeiros), pois Deus ordenou que toda a congregação de Israel, tanto os naturais quanto os estrangeiros, observe este mandamento.

 

Neste período também não devemos ter fermento em casa, e também não devemos ter em casa nenhuma massa fermentada.

 

Ressalte-se que Deus disse que quem comer fermento durante estes sete dias será cortado da congregação de Israel, que é o povo de Deus, e que abrange os naturais e os estrangeiros, ou seja, os que já nasceram israelitas, e os que se converteram a Deus, passando a obedecer a todos os mandamentos de Deus, inclusive fazendo a circuncisão (Êxodo 12:48), e assim passaram fazer parte do povo de Deus, que é o povo de Israel.

 

Portanto, se você quer fazer parte do povo de Deus, você deve se abster de comer fermento durante os sete dias da Festa dos Pães Asmos (Chag Matsot).

 

Deus disse que no primeiro dia e no sétimo dia da Festa dos Pães Asmos será santa convocação, e disse para nós não trabalharmos nestes dois dias.  Portanto, não devemos trabalhar nestes dias, e devemos ir à sinagoga nestes dias.

 

Deus disse que a Páscoa começa ao pôr do sol do décimo quarto dia do primeiro mês (Levítico 23:5).

 

Em Êxodo 12:2, Deus disse que o primeiro mês deve ser o mês em que os filhos de Israel saíram do Egito. E em Êxodo 13:4, está escrito que os israelitas saíram do Egito no Mês da Primavera, ou mês de abib (pronuncia-se aviv). Abib (ou aviv) significa Primavera em hebraico.

 

Portanto, o primeiro mês do ano, pelo calendário bíblico, também chamado calendário judaico, é o mês que começa no início da Primavera, no Hemisfério Norte.

 

No calendário bíblico, também conhecido como calendário judaico, os meses começam sempre na lua nova.  Cada vez que ocorre uma lua nova, inicia-se um novo mês.  O primeiro dia de cada mês é o dia da lua nova.

 

Pode ser considerado como dia da lua nova o dia em que ocorre a conjunção lunar, ou o dia seguinte a este.

 

O início da Primavera, no Hemisfério Norte, é no dia 21 de março. Portanto, o início do primeiro mês do Calendário Bíblico é o dia da lua nova que cair mais próxima do dia 21 de março, porém não mais do que nove dias antes de 21 de março, para que o primeiro mês não comece antes que o clima esteja entrando nos padrões da primavera.

 

3) A Festa das Semanas (Chag Shavuot), também chamada Pentecostes.

 

Na Bíblia está escrito, em Levítico 23:9-22, o seguinte:

 

LV 23.9 E FALOU JAVÉ A MOISÉS, DIZENDO:

 

LV 23.10 FALA AOS FILHOS DE ISRAEL, E DIZE-LHES: QUANDO ENTRARDES NA TERRA EU VOS DOU, E FIZERDES A SUA COLHEITA, ENTÃO TRAREIS UM MOLHO DAS PRIMÍCIAS DA VOSSA SEGA AO SACERDOTE;

 

LV 23.11 E ELE MOVERÁ O MOLHO PERANTE JAVÉ, PARA QUE SEJAIS ACEITOS; NO DIA SEGUINTE AO SÁBADO O SACERDOTE O MOVERÁ.

 

LV 23.12 E NO DIA EM QUE MOVERDES O MOLHO, PREPARAREIS UM CORDEIRO SEM DEFEITO, DE UM ANO, EM HOLOCAUSTO A JAVÉ,

 

LV 23.13 E A SUA OFERENDA, SERÁ DE DUAS DÍZIMAS DE FLOR DE FARINHA, AMASSADA COM AZEITE, PARA OFERTA QUEIMADA EM CHEIRO SUAVE A JAVÉ, E A SUA LIBAÇÃO SERÁ DE VINHO, UM QUARTO DE HIM.

 

LV 23.14 E NÃO COMEREIS PÃO, NEM GRÃO TOSTADO, NEM ESPIGAS VERDES, ATÉ AQUELE MESMO DIA EM QUE TROUXERDES A OFERTA DO VOSSO DEUS; ESTATUTO PERPÉTUO É POR VOSSAS GERAÇÕES, EM TODAS AS VOSSAS HABITAÇÕES.

 

LV 23.15 DEPOIS PARA VÓS CONTAREIS DESDE O DIA SEGUINTE AO SÁBADO, DESDE O DIA EM QUE TROUXERDES O MOLHO DA OFERTA MOVIDA; SETE SEMANAS INTEIRAS SERÃO.

 

LV 23.16 ATÉ AO DIA SEGUINTE AO SÉTIMO SÁBADO, CONTAREIS CINQÜENTA DIAS; ENTÃO OFERECEREIS NOVA OFERENDA A JAVÉ.

 

LV 23.17 DAS VOSSAS HABITAÇÕES TRAREIS DOIS PÃES DE MOVIMENTO; DE DUAS DÍZIMAS DE FARINHA SERÃO, LEVEDADOS SE COZERÃO; PRIMÍCIAS SÃO A JAVÉ.

 

LV 23.18 TAMBÉM COM O PÃO OFERECEREIS SETE CORDEIROS SEM DEFEITO, DE UM ANO, E UM NOVILHO, E DOIS CARNEIROS; HOLOCAUSTO SERÃO A JAVÉ, E A SUA OFERENDA, E AS SUAS LIBAÇÕES, POR OFERTA QUEIMADA DE CHEIRO SUAVE A JAVÉ.

 

LV 23.19 TAMBÉM OFERECEREIS UM BODE PARA EXPIAÇÃO DO PECADO, E DOIS CORDEIROS DE UM ANO POR SACRIFÍCIO PACÍFICO.

 

LV 23.20 ENTÃO O SACERDOTE OS MOVERÁ COM O PÃO DAS PRIMÍCIAS POR OFERTA MOVIDA PERANTE JAVÉ, COM OS DOIS CORDEIROS; SANTOS SERÃO A JAVÉ PARA USO DO SACERDOTE.

 

LV 23.21 E NAQUELE MESMO DIA APREGOAREIS QUE TEREIS SANTA CONVOCAÇÃO; NENHUM TRABALHO SERVIL FAREIS; ESTATUTO PERPÉTUO É EM TODAS AS VOSSAS HABITAÇÕES PELAS VOSSAS GERAÇÕES.

 

LV 23.22 E, QUANDO FIZERDES A COLHEITA DA VOSSA TERRA, NÃO ACABARÁS DE SEGAR OS CANTOS DO TEU CAMPO, NEM COLHERÁS AS ESPIGAS CAÍDAS DA TUA SEGA; PARA O POBRE E PARA O ESTRANGEIRO AS DEIXARÁS. EU SOU JAVÉ VOSSO DEUS.

 

Portanto, vemos que Javé ordenou que o povo de Israel leve para Ele um molho (ômer) das primeiras espigas de cevada que brotarem na Terra de Israel, após a semeadura.

 

As primeiras espigas de cevada começam a brotar na época da Festa dos Pães Asmos (Chag Matsot).

 

Deus deu este mandamento após o mandamento de fazer a Festa dos Pães Asmos. Portanto, o povo de Israel deve levar o molho (ômer) após o início da Festa dos Pães asmos.

 

E em Levítico 23:10-11 Deus disse que o molho (ômer) deve ser levado no primeiro dia após o sábado, e em Levítico 23:16, Deus disse para a partir do dia em que for levado o molho (ômer), deve-se contar sete semanas até o dia seguinte ao sétimo sábado.

 

Portanto, o molho (ômer) deve ser levado na primeira primeira-feira[1] após o dia da Páscoa (Pessach), e a partir daí deve-se contar sete semanas, até a sétima primeira-feira após o dia em que foi levado o molho (ômer), e então é a Festa das Semanas (Chag Shavuot).

 

Os judeus que seguem a doutrina dos rabinos, também chamados judeus rabinistas, consideram que o dia de levar o molho (ômer) é o dia seguinte à Páscoa (Pessach), e por isso comemoram a Festa das Semanas (Chag Shavuot) sete semanas após o dia seguinte à Páscoa (Pessach).

 

No entanto, esta prática deles está em desacordo com o texto expresso da Lei de Deus (Torá).

 

Eles dizem que o dia seguinte ao sábado, mencionado em Levítico 23, versículos 11, 15 e 16, é o dia seguinte à Páscoa, pois o dia da Páscoa também é um sábado (um dia em que é proibido trabalhar), mas este argumento é insustentável, pois em Levítico 23:15-16 está escrito que devemos contar sete semanas desde o dia seguinte ao sábado, até o dia seguinte ao sétimo sábado, o que mostra que o sábado aí referido é o sábado semanal, o sétimo dia da semana, e não o dia da Páscoa (Pessach), pois não existem sete Páscoas em sete semanas seguidas.

 

Nós, os judeus caraítas, seguimos somente o que está escrito no Tanakh (Antigo Testamento), e comemoramos a Festa das Semanas (Chag Shavuot) na sétima primeira-feira[2] após a primeira-feira seguinte à Páscoa (Pessach), como Deus ordenou.

 

4) O Dia de Júbilo (Yom Teruá) ou Dia de Memória de Júbilo (Yom Zicaron Teruá).

 

Está escrito em Levítico 23:23-25 o seguinte:

 

LV 23.23 E FALOU JAVÉ A MOISÉS, DIZENDO:

 

LV 23.24 FALA AOS FILHOS DE ISRAEL, DIZENDO: NO MÊS SÉTIMO, NO PRIMEIRO DO MÊS, TEREIS DESCANSO, MEMÓRIA DE JÚBILO, SANTA CONVOCAÇÃO.

 

LV 23.25 NENHUM TRABALHO SERVIL FAREIS, E OFERECEREIS OFERTA QUEIMADA A JAVÉ.

 

Portanto, no primeiro dia do sétimo mês, não devemos trabalhar, e devemos fazer júbilo em memória de Javé nosso Deus, e devemos fazer uma santa convocação, ou seja, devemos ir à sinagoga neste dia.

 

 

5) O Dia da Expiação (Yom Kipur, ou Yom Hakipurim).

 

Está escrito em Levítico 23:26-32 o seguinte:

 

LV 23.26 E FALOU JAVÉ A MOISÉS, DIZENDO:

 

LV 23.27 MAS AOS DEZ DIAS DESSE SÉTIMO MÊS SERÁ O DIA DA EXPIAÇÃO; TEREIS SANTA CONVOCAÇÃO, E AFLIGIREIS AS VOSSAS ALMAS; E OFERECEREIS OFERTA QUEIMADA A JAVÉ.

 

LV 23.28 E NAQUELE MESMO DIA NENHUM TRABALHO FAREIS, PORQUE É O DIA DA EXPIAÇÃO, PARA FAZER EXPIAÇÃO POR VÓS PERANTE JAVÉ VOSSO DEUS.

 

LV 23.29 PORQUE TODA A ALMA, QUE NAQUELE MESMO DIA SE NÃO AFLIGIR, SERÁ EXTIRPADA DO SEU POVO.

 

LV 23.30 TAMBÉM TODA A ALMA, QUE NAQUELE MESMO DIA FIZER ALGUM TRABALHO, EU A DESTRUIREI DO MEIO DO SEU POVO.

 

LV 23.31 NENHUM TRABALHO FAREIS; ESTATUTO PERPÉTUO É PELAS VOSSAS GERAÇÕES EM TODAS AS VOSSAS HABITAÇÕES.

 

LV 23.32 SÁBADO DE DESCANSO VOS SERÁ; ENTÃO AFLIGIREIS AS VOSSAS ALMAS; AOS NOVE DO MÊS À TARDE, DE UMA TARDE A OUTRA TARDE, CELEBRAREIS O VOSSO SÁBADO.

 

Portanto, no décimo dia do sétimo mês, não devemos trabalhar, e devemos afligir as nossas almas, jejuando, e devemos ir à sinagoga neste dia.

 

 

6) A Festa das Tendas, ou Festa dos Tabernáculos (Chag Sucot).

 

Está escrito em Levítico 23:33-43 o seguinte:

 

LV 23.33 E FALOU JAVÉ A MOISÉS, DIZENDO:

 

LV 23.34 FALA AOS FILHOS DE ISRAEL, DIZENDO: AOS QUINZE DIAS DESTE MÊS SÉTIMO SERÁ A FESTA DOS TABERNÁCULOS A JAVÉ POR SETE DIAS.

 

LV 23.35 AO PRIMEIRO DIA HAVERÁ SANTA CONVOCAÇÃO; NENHUM TRABALHO SERVIL FAREIS.

 

LV 23.36 SETE DIAS OFERECEREIS OFERTAS QUEIMADAS A JAVÉ; AO OITAVO DIA TEREIS SANTA CONVOCAÇÃO, E OFERECEREIS OFERTAS QUEIMADAS A JAVÉ; DIA DE PROIBIÇÃO É, NENHUM TRABALHO SERVIL FAREIS.

 

LV 23.37 ESTAS SÃO AS REUNIÕES DE JAVÉ, QUE CONVOCAREIS, SANTAS CONVOCAÇÕES, PARA OFERECER OFERTA QUEIMADA A JAVÉ, HOLOCAUSTO E OFERENDA, SACRIFÍCIO E LIBAÇÕES, CADA COISA NO SEU DIA;

 

LV 23.38 ALÉM DOS SÁBADOS DE JAVÉ, E ALÉM DOS VOSSOS DONATIVOS, E ALÉM DE TODOS OS VOSSOS VOTOS, E ALÉM DE TODAS AS VOSSAS DOAÇÕES, QUE DAREIS A JAVÉ.

 

LV 23.39 PORÉM AOS QUINZE DIAS DO MÊS SÉTIMO, QUANDO TIVERDES RECOLHIDO DO FRUTO DA TERRA, CELEBRAREIS A FESTA DE JAVÉ POR SETE DIAS; NO PRIMEIRO DIA HAVERÁ DESCANSO, E NO OITAVO DIA HAVERÁ DESCANSO.

 

LV 23.40 E NO PRIMEIRO DIA TOMAREIS PARA VÓS RAMOS DE FORMOSAS ÁRVORES, RAMOS DE PALMEIRAS, RAMOS DE ÁRVORES FRONDOSAS, E SALGUEIROS DE RIBEIRAS; E VOS ALEGRAREIS PERANTE JAVÉ VOSSO DEUS POR SETE DIAS.

 

LV 23.41 E CELEBRAREIS ESTA FESTA A JAVÉ POR SETE DIAS CADA ANO; ESTATUTO PERPÉTUO É PELAS VOSSAS GERAÇÕES; NO MÊS SÉTIMO A CELEBRAREIS.

 

LV 23.42 SETE DIAS HABITAREIS EM TENDAS; TODOS OS NATURAIS EM ISRAEL HABITARÃO EM TENDAS;

 

LV 23.43 PARA QUE SAIBAM AS VOSSAS GERAÇÕES QUE EU FIZ HABITAR OS FILHOS DE ISRAEL EM TENDAS, QUANDO OS TIREI DA TERRA DO EGITO. EU SOU JAVÉ VOSSO DEUS.

 

Portanto, não devemos trabalhar no décimo quinto dia do sétimo mês, nem no vigésimo segundo dia do sétimo mês, e devemos habitar em tendas durante estes sete dias, desde o décimo quinto dia do sétimo mês, até o vigésimo primeiro dia do sétimo mês.

 

Para cumprir o mandamento de habitar em tendas por sete dias, devemos construir uma tenda no quintal da nossa casa.  Quem habita em apartamento, deve construir a tenda (sucá) dentro do apartamento.  E devemos, pelo menos uma vez em cada um dos sete dias da festa, nos assentarmos dentro da tenda (sucá) e comer alguma coisa dentro da mesma.

 

Que Javé (Yahveh) vos abençoe.

 

João Paulo Fernandes Pontes.

 

Publicado em 24 de fevereiro de 2002.

 

Atualizado em 12 de abril de 2014.

 

HOME

 

EM PORTUGUÊS                IN ENGLISH                בעיברית

 

Site Meter

 

 



[1] Primeira-feira é o dia da semana que a maioria das pessoas chama de domingo. Não é correto chamarmos este dia de domingo, pois a palavra domingo significa “do Senhor”, e o primeiro dia da semana não é o dia do Senhor. O dia do Senhor é sétimo dia da semana, que é o sábado.

[2] Primeira-feira é o dia da semana que a maioria das pessoas chama de domingo. Não é correto chamarmos este dia de domingo, pois a palavra domingo significa “do Senhor”, e o primeiro dia da semana não é o dia do Senhor. O dia do Senhor é sétimo dia da semana, que é o sábado.