O QUE É O JUDAÍSMO?

 

O Judaísmo é a religião que consiste em obedecer a todos os mandamentos de Deus, que estão na Lei de Deus (Torá).

 

Deus deu a Sua lei por escrito através do profeta Moisés, a partir do ano 1506 AEC. A respeito desta data, veja a seguinte página:

 

http://www.servosdejave.org.br/cronologia_biblica.htm . 

 

O Judaísmo tem este nome porque é a religião dos judeus, também chamados israelitas, ou hebreus.

 

No entanto, o Judaísmo não é apenas a religião dos judeus. É muito mais do que isso. É a religião de Deus, e todos os povos, línguas, tribos, raças e nações da Terra devem seguir esta religião, pois todos os homens foram criados por Deus, e por isso devem cultuar a Deus, e obedecer aos mandamentos d’Ele, que estão na Torá.

 

Todos os homens, tanto os que nasceram judeus quanto os que nasceram não judeus, devem obedecer a todos os mandamentos de Deus, que estão na Torá (Lei de Moisés) (cinco primeiros livros da Bíblia), pois em Números 15:15-16 está escrito que Javé disse que deve existir uma só lei para os israelitas (ou judeus, ou hebreus) e para os estrangeiros (aquele que nasceram não judeus).

 

Os estrangeiros (não judeus) que se convertem a Deus e passam a obedecer a todos os Seus mandamentos, também fazem parte da Congregação de Israel e do Povo de Israel, pois em Êxodo 12:19 está escrito que Javé disse que tanto os naturais (aqueles que nasceram judeus) quanto os estrangeiros (aqueles que nasceram não judeus) devem se abster de comer fermento e de ter fermento em suas casas durante a Festa dos Pães Asmos (Chag haMatsot), sob pena de serem cortados da Congregação de Israel, e em Josué 8:33 está escrito que tanto os naturais quanto os estrangeiros fazem parte do povo de Israel.

 

E está escrito em Êxodo 12:48 que o estrangeiro (não judeu) que se converter a Deus, e cumprir os Seus mandamentos de fazer a circuncisão e de celebrar a páscoa, será como um natural da terra.

 

Portanto, vemos que os não judeus que se convertem a Deus e passam a obedecer aos Seus mandamentos se tornam judeus, ou seja, se convertem ao Judaísmo.

 

O judaísmo já existia (embora sem ter ainda este nome) antes que existisse o Povo de Israel, pois Abel, Enoque e Noé já praticavam o Judaísmo, antes de Deus fazer o pacto com Abraão, pois eles obedeciam aos mandamentos de Deus (embora na época deles a Lei de Deus fosse um pouco menor, pois Deus ainda não tinha dado alguns dos mandamentos que atualmente fazem parte da Sua Lei). Inclusive, Deus já havia revelado a Noé quais são os animais limpos e quais são os animais imundos, pois em Gênesis 7:2 está escrito que Javé mandou que Noé colocasse na arca sete casais de cada animal limpo, e um casal de cada animal imundo.

 

E em Gênesis 26:5, está escrito que Javé disse que Abraão guardava os Seus mandamentos, estatutos e leis.

 

Portanto, vemos que antes de Deus dar a Sua Lei por escrito, através de Moisés, Ele já revelava a Sua Lei aos homens que O buscavam e se uniam a Ele.

 

Posteriormente, Javé mandou que Moisés escrevesse a Sua Lei, e a partir de então basta nós lermos a Torá (cinco primeiros livros da Bíblia) para conhecermos os Seus mandamentos.

 

Em Isaías 2:2-4 está escrito que futuramente todas as nações praticarão o Judaísmo, e viverão em paz.

 

Veja o texto:

 

IS 2.2 E ACONTECERÁ NOS ÚLTIMOS DIAS QUE O MONTE DA CASA DE JAVÉ SERÁ FIRME NO CUME DOS MONTES, E SE ELEVARÁ MAIS DO QUE OS OUTEIROS; E CORRERÃO PARA ELE TODAS AS NAÇÕES.

 

IS 2.3 E IRÃO MUITOS POVOS, E DIRÃO: VINDE, SUBAMOS AO MONTE DE JAVÉ, À CASA DO DEUS DE JACÓ, PARA QUE NOS ENSINE OS SEUS CAMINHOS, E ANDEMOS NAS SUAS VEREDAS; PORQUE DE SIÃO SAIRÁ A LEI, E DE JERUSALÉM A PALAVRA DE JAVÉ.

 

IS 2.4 E ELE JULGARÁ ENTRE AS NAÇÕES, E REPREENDERÁ A MUITOS POVOS; E ELES CONVERTERÃO SUAS ESPADAS EM RELHAS DE ARADO, E SUAS LANÇAS EM FOICES; UMA NAÇÃO NÃO LEVANTARÁ ESPADA CONTRA OUTRA NAÇÃO, E NÃO APRENDERÃO MAIS A GUERRA.

 

E desde já as pessoas de todas as nações que procuram fazer a vontade de Deus já praticam o Judaísmo, obedecendo a todos os mandamentos (mitsvot) de Deus que estão na Torá (Lei de Deus).

 

O Judaísmo é também chamado Yirat Yahveh (em letras hebraicas: יִרְאַת יַהְוֶה), que significa “Temor a Javé”.

 

Que Javé (Yahveh) vos abençoe.

 

João Paulo Fernandes Pontes.

 

Publicado em 24 de março de 2002.

 

Atualizado em 6 de fevereiro de 2014.

 

HOME

 

EM PORTUGUÊS

 

EN FRANÇAIS            EN ESPAÑOL             IN ENGLISH                בעיברית

 

Site Meter